tamanho da fonte:
imprimir

Audiência pública na CLDF coloca em debate os direitos dos animais

O deputado Professor Israel participou, nessa quinta-feira (7), de audiência pública que debateu os direitos dos animais. O evento aconteceu no plenário da Câmara Legislativa e contou a presença de diversos ativistas e de representantes de áreas afetas ao governo. Os participantes ressaltaram a falta de políticas públicas e denunciaram o descumprimento das leis federais de proteção.

“As taxas de maus tratos são alarmantes, temos que combater essas práticas com uma mudança profunda de percepção sobre o problema”, pregou o deputado Prof. Israel (PV). Ele defendeu que a sociedade pressione o Congresso Nacional para que sejam cumpridas, na prática, as leis de proteção dos animais, com a punição dos agressores. Além disso, destacou a importância de se criar o Hospital Veterinário do DF, bem como unidades móveis de atendimento – com política de esterilização.

O abandono e os maus tratos a animais também foram duramente criticados por Simone Lima, representante da Associação Protetora dos Animais Domésticos. Ele lamentou a superpopulação de animais domésticos no DF e o abandono de muitos deles, nas ruas ou unidades públicas, como a Central de Zoonoses. “Recebemos diariamente várias denúncias de maus tratos e abandonos, mas não temos a quem recorrer, pois não há entidade pública que garanta a proteção dos animais”, lamentou.

De acordo com os números apresentados pelos protetores dos animais, estima-se que existam hoje, no DF, 510 mil cães e 170 mil gatos. “Para cada criança nascida, há 15 cães e 45 gatos”, alertou cartaz exposto na área de acesso ao plenário.

GabiNET – AB com Ascom CLDF

Deixe seu comentário



(não será publicado)