tamanho da fonte:
imprimir

Professor Israel anuncia R$ 1 milhão para os CILs em audiência

A melhoria dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) e a ampliação do acesso ao idioma estrangeiro são prioridades do deputado Professor Israel (PV). O assunto foi tratado em audiência pública realizada dia 28 na Câmara Legislativa, com a participação de diretores, professores e alunos. Na ocasião, o parlamentar anunciou a destinação de emenda no valor de R$ 1 milhão para obras de infraestrutura em todas as unidades.

Crédito da Imagem: Márcio H. Mota

“Os servidores e os estudantes não merecem sofrer com os problemas estruturais. Todo CIL tem que ter um espaço multimídia, biblioteca, salas de aula confortáveis e auditórios. É o mínimo”, pontuou Israel, que é ex-aluno do Centro Interescolar de Taguatinga. “A experiência de estudar francês no CIL ampliou meus horizontes”, lembrou.

Os participantes da audiência reafirmaram a necessidade de melhorar a infraestrutura, de valorização da carreira do professor e da abertura de novas unidades, uma reivindicação antiga do Professor Israel. “Esse debate precisa ser bem discutido, temos que analisar todos os meios legais e definir critérios para isso acontecer”, explicou.

A oferta de cursos de curta duração foi ainda uma sugestão do diretor da Associação de Pais e Alunos do DF (Aspa), Alexandre Veloso. “Os CILs precisam ter liberdade para montar suas grades de acordo com as necessidades dos estudantes da região em estão inseridos”. Ele também não poupou elogios aos professores. “Sei que os melhores professores de línguas da rede vão para os Centros de Línguas e os estudantes têm um ensino de altíssimo nível”, reconheceu.

Também estavam presentes no evento os deputados distritais Wasny de Roure (PT), Reginaldo Veras (PDT); o subsecretário de Educação Básica, Gilmar Ribeiro; e a diretora do Sindicato dos Professores do DF, Vilmara do Carmo; o chefe do Núcleo do CIL, Ivo Marçal.

O secretário da Embaixada do Japão, Rei Oiwa, e a adida de Cooperação Educacional da Embaixada da França, Lucile Bruand Exner, afirmaram que seus países têm interesse em ampliar o ensino dos idiomas em Brasília. Por isso comprometeram-se em apoiar o CIL com a doação de materiais didáticos.

Confira clicando aqui as fotos da Audiência Pública.

G@biNet – AC

 

Deixe seu comentário



(não será publicado)