tamanho da fonte:
imprimir

Primeiro hospital veterinário público do DF tem apoio do Professor Israel

foto (7)O Distrito Federal ganhará o seu primeiro hospital veterinário público, a segunda unidade desse tipo no País – iniciativa pioneira é de São Paulo. A construção deve começar em fevereiro de 2014 e o deputado Professor Israel, que atua em causas ambientais, participou no último sábado (21) da cerimônia de lançamento das obras no Parque Largo do Cortado, em Taguatinga.

 

Para ele, o novo espaço permitirá o acesso da população carente à saúde animal. “Muita gente não pode pagar vacinas, castração e tratamento. Ou o bicho de estimação que fica doente convive com a família, podendo contaminá-la, ou acaba abandonado nas ruas, o que também é uma questão de saúde pública”, disse o parlamentar, um dos apoiadores da iniciativa.

 

A unidade atenderá gratuitamente cães e gatos de famílias cadastradas em programas sociais do Governo local, ONGs de proteção aos animais e abrigos com expectativa de 100 procedimentos por dia. Além de um centro exclusivo de castração como medida de controle reprodutivo, o local oferecerá consultas, internações, exames de radiologia digital, ultrassonografias e cirurgias gerais, até mesmo ortopédicas e oncológicas.

 

Durante o evento, cães e gatos foram vacinados contra cinomose (doença viral altamente contagiosa) e receberam coleiras de combate à leishmaniose, em ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima) e Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – DF (Anclivepa).

 

GabiNET – RT com Ascom Semarh

Deixe seu comentário



(não será publicado)