tamanho da fonte:
imprimir

Planetário de Brasília: mais uma vitória do mandato

11339137553_9bd8dc847a_oDepois de 16 anos fechado, o Planetário de Brasília foi reinaugurado no dia 11 de dezembro e o deputado Professor Israel comemorou mais uma vitória do mandato. “Essa é uma luta minha desde que entrei na Câmara Legislativa e hoje entregamos para a capital um espaço que está na memória afetiva dos brasilienses”, disse ele, durante a cerimônia de reabertura. Presentes no evento, alunos da rede pública puderam conferir em primeira mão filme sobre o universo projetado na cúpula principal.

O novo projeto ficou a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e incluiu a adaptação do prédio, aquisição de equipamentos e reforma dos antigos. É o caso do projetor SpaceMaster, espécie de relíquia da década de 70 que voltou à ativa depois de tantos anos sem funcionar. “A primeira tarefa era restaurar o SpaceMaster, a vedete do Planetário. Mas não era possível ignorar anos de avanço tecnológico. O prédio precisava ser completamente renovado e adaptado cumprindo todas as exigências”, explicou o secretário Glauco Rojas.

Dentre as aquisições está outro equipamento de projeção, o Power Dome VIII, fabricado pela Carl Zeiss, a mais renomada fábrica de planetários do mundo. Atualmente, existem apenas dois modelos semelhantes em funcionamento, ambos na Alemanha, e Brasília será a primeira cidade do País a ter acesso a esse tipo de tecnologia capaz de fazer projeções multidisciplinares com efeitos tridimensionais.

Atuação decisiva na Câmara Legislativa

Todo o processo foi acompanhado de perto, desde o início, pelo deputado Professor Israel. Desde que assumiu o mandato, ele cobrou a volta do Planetário como um “resgate histórico” e fiscalizou a obra, participando inclusive dos testes finais das projeções.

Um dia antes da cerimônia, Israel subiu à tribuna da Câmara Legislativa para anunciar a reabertura do espaço. “O Planetário é uma importante ferramenta de educação para as atuais e futuras gerações do DF. Estamos falando de um equipamento de alta tecnologia capaz de despertar o interesse pela ciência”, discursou na terça-feira (10).

Funcionamento do novo espaço

O Planetário funciona de terça-feira até domingo, com sessões abertas para o público e agendadas. Durante a semana, as portas abrem às 8h e fecham às 20h (com 6 sessões por dia). Sábado e domingo, o horário de funcionamento é de 13h as 17h (com 3 apresentações diárias). O ingresso equivale a 1kg de alimento não-perecível.

Considerando os padrões iniciais, a expectativa é reunir um público de 400 pessoas por dia durante a semana para as sessões de exibição da cúpula. Nos fins de semana, inicialmente, a previsão são 240 visitantes diariamente. Vale ressaltar que a reforma permitiu ao prédio uma capacidade máxima de 600 visitantes diariamente.

Instituições de ensino poderão levar alunos agendando horários de visitação pelo telefone (61) 3361-6810. Informações detalhadas sobre filmes e horários estão disponíveis na página eletrônica da Secti (www.secti.df.gov.br).

unnamed (11)

GabiNET – RT com ASCOM da Secti

Deixe seu comentário



(não será publicado)