tamanho da fonte:
imprimir

Professor Israel divulga lei que prevê a realização de mamografias

Crédito da imagem: http://zip.net/byk8T7

Inicia-se hoje (01) o mês de conscientização de combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento criado com o objetivo de alertar e incentivar a prevenção contra a doença que é responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Preocupado com essa realidade, o deputado Professor Israel conseguiu, no fim do ano passado, a aprovação da lei nº 4.814/2012, que garante a pessoas acima de 40 anos a realização de check-up na rede pública de saúde do DF. Dentre os exames previstos no texto, está o de mamografia.

A medida, explica o parlamentar, tem caráter preventivo e se reverterá, a longo prazo, na qualidade dos serviços da própria rede pública, uma vez que desafogará os hospitais. “Esta lei pretende sensibilizar as pessoas quanto à realização de exames para a detecção precoce de doenças”, justificou. A importância de descobrir a doença quando ela ainda está no estágio inicial é demonstrada em dados: as chances de cura são elevadas, giram entorno de 95%.

Combate ao câncer de mama

O movimento popular que teve início na década de 90, nos Estados Unidos, é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O Distrito Federal integra a campanha e terá, durante todo este mês, os seus principais monumentos iluminados com a cor que simboliza a campanha.

GabiNET – AB

Deixe seu comentário



(não será publicado)