tamanho da fonte:
imprimir

Obrigatoriedade de uso de concreto reciclado é aprovado na Câmara

Crédito da Imagem: Márcio H. Mota

A construção civil provoca inúmeros impactos ambientais pela extração de minerais e geração de resíduos. Para diminuir os riscos ao meio ambiente, foi aprovado em segundo turno, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei nº 730/2015, que prevê a utilização de reciclados em pavimentação e concreto utilizados nas obras do poder público no DF. O PL já havia sido aprovado em primeiro turno no último dia 2. O projeto segue agora para a sanção do governador.

O deputado do Partido Verde, Professor Israel, autor da proposição, diz que a medida irá contribuir para minimizar os impactos à natureza causados pela construção civil. “O poder público tem que ser o primeiro a ter atitudes corretas perante o meio ambiente e a partir disso, incentivar as empresas a utilizarem o máximo de material reciclado possível”, argumenta.

Segundo dados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a construção civil no DF descarta diariamente mais de 8 mil toneladas de entulho. Somente em 2014 foram geradas 722 mil toneladas de lixo. Estudos apontam que 90% dos resíduos de concreto são passíveis de reciclagem e que a resistência deste produto pode superar os resultados do concreto convencional.

De acordo com o projeto de lei, a não utilização de agregados provenientes de resíduos reciclados deve ser justificada por parecer de profissional habilitado que aponte a inviabilidade técnica ou econômica.

G@biNet – AC

Deixe seu comentário



(não será publicado)