tamanho da fonte:
imprimir

FAP apresenta seu plano de trabalho na Câmara Legislativa

Crédito da imagem: Cláudio Borges

O plano de trabalho para o biênio 2013/2014 da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) foi apresentado para os deputados distritais e a comunidade acadêmica nessa quinta-feira (16). Realizado no plenário da Câmara Legislativa, o evento teve a iniciativa do deputado Professor Israel. “Reestabelecemos o diálogo com os pesquisadores e hoje apresentamos um cronograma para que a FAP cumpra a sua verdadeira missão, que é investir em pesquisa”, disse ao abrir a sessão, referindo-se ao momento como um divisor de águas na história da instituição.

Para o ano de 2013, está previsto o investimento de R$ 35 milhões em editais que serão lançados no fim deste mês. A intenção é aumentar esse valor nos próximos anos, já que hoje o orçamento da instituição é de apenas 0,5% da receita corrente líquida do DF. Para isso, Israel apresentou Projeto de Emenda à Lei Orgânica que prevê um aumento para 1,25%. O presidente da FAP, Alexandre Gouveia, defende a aprovação do aumento gradativo da dotação orçamentária até chegar a 2%. “Vamos trabalhar para o quanto antes conquistarmos esse percentual, que é o que prevê a Lei Orgânica”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, Luís Antônio de Castro, considerou “o plano extremamente corajoso, competente e ambicioso. O DF tem muita inteligência em ciência, pesquisa e tecnologia, que precisam de mais investimentos”.

O texto contemplou ainda a formação de um novo Conselho Superior da FAP – inativo desde 2010 – e que vai atuar pelos próximos seis anos. A regularização de todos os projetos em aberto, como o programa Bolsa Universitária, também está na pauta. O diretor do Centro de Estudos Avançados da UnB, Ricardo Caldas, afirmou que o evento representa um momento histórico para o campo da ciência e tecnologia no DF. “O projeto está de acordo com as necessidades da sociedade e tem a visão do século XXI. As iniciativas estão voltadas para o futuro”, avaliou.

Participaram ainda do evento o secretária do Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas, a vice-reitora da UnB, Sônia Báo, e a presidente da Associação de Pesquisadores, Empresários e Gestores em Ciência, Tecnologia e Inovação (Apeg/DF), Maria Sueli Felipe.

GabiNET – AB

Deixe seu comentário



(não será publicado)