tamanho da fonte:
imprimir

Estudantes pesquisam projetos do Professor Israel para feira de ciências

Crédito da Imagem: Márcio H. Mota

Dois grupos de estudantes do segundo ano do Centro de Ensino Médio do Setor Leste visitaram o gabinete do deputado Professor Israel para conhecer melhor os projetos de lei Torneira Verde (1690/2013) e Energia Solar (1699/2013). Os alunos estão preparando material para a feira de ciências da escola, que será realizada em agosto deste ano.

O PL Torneira Verde visa implantar mecanismos de captação de água da chuva para utilização em todas as escolas públicas, para limpeza, rega de plantas e descargas de sanitários. Os estudantes ouviram a explicação do PL e aproveitaram para saber mais sobre a crise hídrica no Brasil com o Professor Israel.

A turma que vai realizar o estudo sobre o uso de painéis solares nas escolas públicas ficou impressionada ao saber pelo deputado que o Brasil é o maior produtor do mundo de silício, material do qual são feitas as placas solares, mas que a adesão do sistema no País ainda é baixa.

Segundo o parlamentar explicou aos estudantes, a aprovação dos dois PLs vai representar uma grande economia para as escolas. “A verba economizada poderá ser revertida em melhorias na infraestrutura e materiais didáticos”, contou. As duas turmas foram unânimes em dizer que esperam as aprovações dos projetos para que o CEM Setor Leste seja beneficiado. “Queremos que nossa escola seja referência em sustentabilidade, por isso escolhemos estes temas”, falou a aluna Millena Castro.

“Os jovens já perceberam que é preciso tomar atitudes urgentes com relação ao meio ambiente, já que a falta de água e o aquecimento global são uma realidade. É preciso agora que pessoas de outras gerações e o poder público entendam a importância de desenvolver projetos sustentáveis”, apontou o deputado.

Premiação – O deputado Professor Israel recebeu em São Paulo a Medalha Chico Mendes 2013, um dos maiores prêmios socioambientais do Brasil, pelos projetos de lei apresentados na Câmara Legislativa do DF. A premiação foi criada pelo Instituto Chico Mendes com a missão de revelar projetos nas áreas de desenvolvimento, justiça social e equilíbrio ambiental.

G@biNet – AC

Deixe seu comentário



(não será publicado)