tamanho da fonte:
imprimir

Órgãos públicos do DF serão obrigados a utilizar papel reciclado

Crédito da imagem: http://migre.me/hCSL3

Crédito da imagem: http://migre.me/hCSL3

Foi publicado no Diário da Câmara Legislativa desta terça-feira (28), o PL 1104/2012 que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de papel reciclado por todos os órgãos públicos do Distrito Federal. O projeto é de autoria do deputado Professor Israel e vale para 30% de todo o material de expediente das atividades do Executivo. “É preciso que o Estado, que é o maior comprador, dê exemplo e estimule o mercado para que este produto se torne menos dispendioso. Com isso, ele estará incentivando a população a consumi-lo também”, acredita.

O objetivo da proposta é contribuir com ações de defesa do meio ambiente, uma vez que o papel reciclado permite a redução nos custos das matérias-primas e a economia de recursos naturais. Como exemplo, para a produção de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas dois mil litros de água, ao passo que, no processo tradicional, esse volume pode chegar a 100 mil litros por tonelada.

A economia de energia varia entre metade, podendo chegar a 80% quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador. Os benefícios não param por aí. A redução da poluição é de 74% dos resíduos jogados no ar e de 35% os despejados na água.

A proposta segue agora para sanção do governador.

GabiNET – AB

Deixe seu comentário



(não será publicado)