tamanho da fonte:
imprimir

“Dívida do PDAF com as escolas públicas precisa ser sanada”

Crédito da imagem: Márcio H Mota

Crédito da imagem: Márcio H Mota

O deputado Professor Israel aproveitou o primeiro dia letivo do ano para discursar sobre os problemas que as escolas da rede pública de ensino estão enfrentando em razão da falta de repasse de verbas do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). O parlamentar chamou atenção dos pares para a situação que envolve cerca de 50% das instituições do DF. “As escolas estão endividadas e é preciso encontrar uma solução, caso contrário, o programa será uma armadilha”, alertou.

A dívida das instituições foi contraída em 2013. Com base em portaria publicada no Diário Oficial do DF informando os valores destinados às escolas, diretores utilizaram a verba, mas acabaram não recebendo o repasse. Descobriu-se então que o montante divulgado ultrapassava o limite do que havia sido aprovado em lei.

Diante do impasse, escolas como o Centro de Ensino Médio 02 do Gama acumulam uma dívida de R$ 202 mil. Para o vice-diretor da instituição, Júlio César, são necessárias medidas definitivas para esse problema que é sempre resolvido de maneira política, com remanejamento de recursos, por exemplo. “Isso significa valorizar a educação”, finalizou.

O programa foi criado com o objetivo de descentralizar o recurso e dar autonomia gerencial para que as escolas possam realizar seus projetos pedagógicos, administrativos e financeiros.

Acesse o ofício e veja, também, o vídeo do discurso:

GabiNET – AB

Deixe seu comentário



(não será publicado)