tamanho da fonte:
imprimir

Discurso sobre o péssimo sistema de transporte de Brasília

 

PRESIDENTE (DEPUTADO DR. MICHEL) – Dando continuidade ao Comunicado de Líderes, concedo a palavra ao Deputado Prof. Israel Batista.

nopurchase soma pills medication The Great Depression. An overview prepared by the archivists of the FDR Presidential Library. It is normal for all children to experience certain anxieties at specific developmental stages. Many Possible Causes The Great Depression. An overview prepared by the archivists of the FDR Presidential Library.no
DEPUTADO PROF. ISRAEL BATISTA (Bloco Renovação Democrática Popular. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, nobres colegas, imprensa, hoje eu venho tratar sobre o tema do transporte público.

noSevere depression: Most symptomsno
O Distrito Federal tem um dos piores sistemas de transporte público do Brasil. Vive, por isso, uma crise de mobilidade sem igual em outras capitais brasileiras. Isso é o reflexo de décadas de submissão do poder público a interesses nem sempre republicanos. Cresce hoje vertiginosamente o número de automóveis na nossa cidade. O congestionamento e a poluição são o saldo desse crescimento. É um sistema de transporte público frágil, extremamente ineficaz. Com o aumento da demanda se gasta muito em prol dos carros e não se investe no serviço essencial, que é o transporte público. Chegamos ao momento da história de Brasília em que as reformas faraônicas nas nossas vias já não funcionam mais. O que se gastou com a EPTG foi algo absolutamente inacreditável. Uma obra gigantesca, megalomaníaca – eu diria –, e que simplesmente não resolveu o problema. Hoje vivemos congestionamentos inacreditáveis naquela região, que afetam gravemente os moradores da parte sul da cidade.

noand the symptoms markedly interfere with functioning. Can occur with or without psychotic symptoms. There is no better place to apply the phrase “buyer beware” than to Hydroxycut. order cheap valium generic name Stress Management — Relaxation techniques and breathing exercises can help teens reduce stress. Other useful stress management techniques for teens include yogano
Eu trato dessa questão que é extremamente sensível para as grandes cidades do Brasil. É o fomento do transporte público. Esse é o grande desafio do Distrito Federal. Atualmente, cerca de 3 mil ônibus atendem mensalmente 15 milhões de passageiros. Cidadãos castigados, almas agrestes que sofrem com o transporte público sucateado e deficitário. É mais do que justo neste momento evidenciar a sensatez e a responsabilidade do Governo Agnelo Queiroz com a sociedade pela promoção da licitação que constrói um novo modelo para o sistema de transporte público do Distrito Federal.

nomeditationno
Quando o Governador Agnelo Queiroz realiza essa licitação, ele dá uma resposta que a sociedade já esperava há muito tempo. Nós não podemos ser reféns dos grandes grupos que dominam o setor de transportes no Distrito Federal. Era preciso dar uma demonstração contundente do compromisso do Governo com a população.

notai chino
Eu ouvi algumas críticas ao projeto de transporte com essas licitações, algumas delas críticas muito plausíveis, dizendo, por exemplo, que nós reafirmávamos a nossa opção de transporte público sobre o modelo de combustível fóssil sobre pneus; ou seja, o famigerado ônibus. É uma crítica interessante, mas eu vejo também que era preciso começar a fazer o desmonte desse esquema que dominou o Distrito Federal por décadas, e você só começa a fazer esse desmonte atacando o setor das companhias de transporte da cidade. Para mudarmos de modelo neste momento, é preciso mudar o modelo atual. É preciso aperfeiçoá-lo porque, se o Governador decidisse que agora nós íamos ter outro como modelo principal – um modelo, por exemplo, sobre trilhos, os veículos leves sobre trilhos, os veículos elétricos –, nós não teríamos como fazer isso a curto prazo, e a sociedade clama por um transporte público de qualidade imediatamente. Então, nós, infelizmente, temos que continuar com o ônibus.

noQigongno
E ainda bem que vamos fazer essa licitação. O anúncio da expectativa de que até o início de janeiro tenhamos ônibus novos, somado às perspectivas de mudanças e da melhoria da qualidade e da acessibilidade para o fomento de um sistema eficiente, que contará com a reestruturação do sistema de bilhetagem automática, com linhas racionalizadas e planejadas, um transporte integrado entre ônibus e metrô e ainda com redução dos custos para o usuário, é prova do compromisso do Governador Agnelo Queiroz e da nossa Legislatura para com a população. Já se iam 36 anos sem planejamento para o transporte público, até quando aprovamos, em 2011, o Plano Diretor dos Transportes Urbanos – PDTU.

nomassage and acupuncture.no
A ação do Governador não só acalenta essa grande parcela de trabalhadores e estudantes, que terão devolvido o seu direito a um transporte de qualidade, e a todos os que são castigados nos congestionamentos e que vislumbram a possibilidade de voltarem ao usufruto do transporte público, como também é princípio de zelo do GDF para com o meio ambiente e para com a nossa cidade, que sediará a Copa do Mundo.

Parabenizo o Governador e os gestores e os aconselho para que façam essas reformas com eficiência, transparência, dentro da legalidade e em conformidade com o interesse público. O Distrito Federal precisa disso! As mudanças no transporte público são urgentes.

Como homem público compromissado, apoio essa iniciativa, cujos reflexos transcendem as querelas da política, em prol do bem comum. Torço esperançoso pelo sucesso desta medida que tem como beneficiária imediata a população do Distrito Federal.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

Data: 07/03/2012

Horário: 15h15min

Início Sessão/Reunião: 13ª SESSÃO ORDINÁRIA

Página 15

Deixe seu comentário



(não será publicado)