tamanho da fonte:
imprimir

Distrito Federal pode ter a Universidade do Sistema Único de Saúde

Crédito da imagem: Renato Perotto

O projeto de lei para criação da Universidade do Sistema Único de Saúde – SUS está pronto para ser enviado à Câmara Legislativa. A notícia foi dada durante audiência do deputado Professor Israel com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. O objetivo é transformar a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) em uma universidade e isso representa, dentre as vantagens, o aumento no número de vagas para os cursos de medicina e enfermagem.

O parlamentar disse estar atento ao projeto e que vai atuar junto aos pares para a sua aprovação. “A ESCS já tem uma tradição de excelência no ensino. Transformá-la em universidade só trará mais benefícios para os estudantes e, consequentemente, para a população do DF”, avaliou.

Israel aproveitou a audiência com o secretário e tratou de outras pautas, como a emenda parlamentar que ele destinou para melhorias na mantenedora da ESCS, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Demanda de uma audiência pública que o deputado realizou com alunos da instituição, os recursos foram para aquisição de equipamento de áudio, sistema de gerenciamento geral e sistema de refrigeração, que deverão ser instalados no auditório da faculdade.

A resposta foi a de que os valores serão executados, mas, para isso, é preciso que todos os trâmites burocráticos sejam cumpridos.

Aprovados em concursos públicos

Ainda durante a reunião, o parlamentar questionou Rafael Barbosa sobre a nomeação dos farmacêuticos e fonoaudiólogos que passaram no último concurso, realizado em 2010. O secretario afirmou que pretende contratá-los no próximo ano e, se for o caso, prorrogar a validade dos certames.

GabiNET – AB

Deixe seu comentário



(não será publicado)