tamanho da fonte:
imprimir

Concreto reciclado em obras públicas agora é lei

CIMENTO-RECILCADOFoi sancionada a lei 5.605/2016, que prevê a utilização de reciclados em pavimentação e concreto utilizados nas obras do poder público no DF. O texto, de autoria do deputado Professor Israel (PV), tem o objetivo de combater os impactos ambientais gerados pela construção civil na extração de matéria-prima e produção de entulho.

Para o parlamentar, o poder público tem que dar o exemplo. “Estamos em pleno século XXI, é preciso adotar técnicas compatíveis com a preservação dos recursos naturais. Essa causa requer uma postura nova”, defende, ao lembrar que o cumprimento da lei contribuirá para minimizar os impactos gerados pela indústria da construção civil, altamente poluente.

Segundo dados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), para se ter uma ideia, o setor no DF descarta diariamente mais de oito mil toneladas de entulho. Somente em 2014 foram geradas 722 mil toneladas de lixo. Estudos apontam que 90% dos resíduos de concreto são passíveis de reciclagem e que a resistência desse produto pode superar os resultados do concreto convencional.

De acordo com a lei, a não utilização de agregados provenientes de resíduos reciclados deve ser justificada por parecer de profissional habilitado que aponte a inviabilidade técnica ou econômica. A data do texto sancionado é do dia 7 de janeiro de 2016.

 

G@biNet – RT

Deixe seu comentário



(não será publicado)