tamanho da fonte:
imprimir

Castramóvel volta a funcionar

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), retoma esta semana a operacionalização do Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais domésticos. O serviço será retomado via compensação ambiental. Para isso, foi firmado nesta quarta-feira (2/12) contrato de prestação de serviços de castração de cães e gatos entre a Direcional Engenharia – empresa devedora da compensação ambiental – e o Centro Veterinário Radial Leste, que vai executar o serviço.

O Contrato, no valor de R$330 mil, tem vigência de um ano contado a partir de hoje. Os serviços serão prestados de forma itinerante, perfazendo um total de, no mínimo, três mil castrações. O público alvo será os animais cujos donos possuam baixo nível socioeconômico. A coordenadora de fauna do Ibram, Ana Nira Junqueira, assegura que este é um projeto de grande relevância para a saúde ambiental, pública e animal.

O subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais (Sacedan), da Sema-DF, Rômulo Mello, salientou que o castramóvel vai atender as comunidades do entorno das unidades de conservação, como Planaltina, Estrutural e Varjão, onde há grande concentração de cães e gatos abandonados.
Mas, inicialmente, os atendimentos do Castramóvel serão feitos no Parque do Cortado, em Taguatinga. Ali, a unidade dispõe de toda a estrutura para o seu funcionamento, como o fornecimento de água, luz e segurança.

Os primeiros atendimentos serão feitos àqueles tutores de animais que estão no cadastro realizado em 2014. Finalizado esse cadastro, a Sacedam fará um novo cadastramento. Serão utilizados os seguintes critérios: tutores de baixa renda, com mais de 18 anos, com residência no Distrito Federal; animais resgatados ou em lar temporário ou casa de passagem; animal comunitário, de colônia ou em situação de possível colecionismo, e animal adotado. O tutor deve se responsabilizar pelo transporte e cuidados pré e pós operatórios do animal.

Para cadastrar o seu animalzinho, clique aqui.

Fonte: Ibram – DF

Deixe seu comentário



(não será publicado)