tamanho da fonte:
imprimir

Câmara retoma projetos de visitação e recebe alunos da Estrutural

Crédito da Imagem: Márcio H. Mota

A Câmara Legislativa do Distrito Federal retomou na tarde desta segunda-feira (14) seu programa de visitações públicas, uma parceria da Escola do Legislativo do Distrito Federal (ELEGIS-DF) e da secretaria de Educação do GDF. Alunos do Centro de Ensino Fundamental nº 2 da Estrutural foram os primeiros a conhecer o Legislativo local, por meio do projeto “Cidadão do Futuro”. Eles assistiram uma palestra sobre o funcionamento da Câmara e depois conheceram o Plenário, onde os deputados discutem e votam as leis do DF.

A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PPS), destacou que a visita possibilita que os estudantes conheçam onde as leis são votadas. Para ela, o programa também é uma oportunidade para que os alunos saibam mais sobre os seus direitos e deveres.

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, ressaltou a parceria com o Legislativo local e disse que a experiência é importante para a educação para a cidadania.

O deputado Prof. Israel (PV), que é professor de História, também participou da acolhida ao primeiro grupo de estudantes e assinalou que os deputados distritais procuram ouvir todas as formas de pensamento para tomar as melhores decisões para a sociedade.

A portaria conjunta da Elegis e da secretaria de Educação foi publicada no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira. O programa de visitação da CLDF tem dois projetos: “Cidadão do Futuro” e “Jovem Cidadão”. O “Cidadão do Futuro” receberá alunos do ensino fundamental nas tardes de segunda e quarta-feira. E o “Jovem Cidadão”, com alunos do ensino médio, funcionará nas manhãs de terça e quinta-feira. Nesta terça-feira, a Câmara inicia o “Jovem Cidadão” com alunos do segundo ano do ensino médio do CED nº 2, do Guará.

Objetivos – A portaria aponta como objetivos dos projetos contribuir para o reforço ou a formação de valores inerentes à democracia, favorecer a compreensão dos estudantes sobre as funções do poder Legislativo e do parlamentar, contribuir para a formação de consciência política para exercício da cidadania, favorecer a reflexão sobre a relação direta entre o poder Legislativo e a democracia, contribuir para a formação política de crianças e jovens do DF e favorecer a aproximação da Câmara Legislativa com a sociedade.

Em cada visitação, a Câmara poderá receber até 120 alunos. As escolas participantes serão escolhidas pela secretaria de Educação, sendo a visita reconhecida como atividade extracurricular. A Câmara Legislativa arca com os custos de transporte e alimentação dos estudantes.

A diretora da Elegis, Renata Fortes, explica ainda que a parceria prevê também a realização de um curso de educação política, voltado para os professores da rede pública de ensino. O curso terá duração de 60 horas e contará com duas turmas por ano, num total de até 100 professores.

Com informações da CLDF

Deixe seu comentário



(não será publicado)