Biografia – Professor Israel

Biografia

Formado em ciência política pela Universidade de Brasília, o Professor Israel Batista ficou conhecido pelas aulas irreverentes e marcantes de história. O seu canal no YouTube, com conteúdo didático, é visto por uma legião de estudantes – mais de 1 milhão de acessos. Jovens que o acompanham dentro e fora da sala de aula apostaram em um novo jeito de fazer política.

Israel foi eleito pela primeira vez em 2010 e reeleito em 2014 – numa plataforma totalmente baseada na internet. O segundo mandato veio com a ajuda de voluntários que se engajaram na campanha e conquistaram com ele a terceira melhor posição entre os distritais eleitos do DF, com 22.500 votos nas urnas.

Representante de uma juventude cada vez mais consciente e que clama por mudanças no País, é hoje um dos parlamentares mais atuantes na Câmara Legislativa. Por sua postura franca e preocupada em mostrar para sociedade todas as suas atuações, ele ficou entre os três parlamentares mais transparentes no ranking da ONG Adote Um Distrital.

É dele a Lei do Nota Legal em Dinheiro, com o benefício depositado direto na conta de quem não possui carro nem casa. Ou seja, não basta ser ético e transparente, tem que fazer. E fazer bem feito. Estudantes comemoraram também a Lei Geral dos Concursos Públicos no DF, que criou regras claras e transparentes para as seleções locais. Uma ação do Professor Israel, registrada pela Revista Veja, que o reconheceu como o “deputado dos concurseiros”. Com a nova lei, os aprovados dentro do número de vagas devem ser obrigatoriamente nomeados.

São muitos os projetos de lei voltados para a educação, a principal bandeira do mandato, e também iniciativas que impactam diretamente a vida de muita gente.

Neste ano de 2015, Professor Israel aprovou duas importantes leis. A Lei nº 5536/2015, que abre as vagas remanescentes dos Centros Interescolares de Línguas (CIL) para a comunidade. E a Lei de Proteção ao Professor (nº 5531/2015), que garante ao educador a autonomia e resgata seu empoderamento na sala de aula.

Idealizado por Israel, o Qualificopa é um programa de governo que ofereceu no primeiro mandato qualificação profissional para atender a Copa Mundo no DF. Nove mil trabalhadores passaram pelos cursos gratuitos nas áreas da construção civil, tecnologia da informação, comunicação, hotelaria, turismo, serviços, artesanato e idiomas. Um legado que ficou para o brasiliense.

O Brasília Sem Fronteiras é outro programa que tem a ação do Professor. Estudantes tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de fazer intercâmbio no exterior 100% custeados pelo Estado. Em 2013, na etapa piloto, 126 estudantes dos Centros Interescolares de Línguas foram selecionados e em 2014 o projeto beneficiou mais de 1000 pessoas, entre alunos dos CILS, universitários e servidores públicos. É o mandato que faz a diferença e prepara o jovem para o mercado de trabalho.

Integrante do Partido Verde, Israel recebeu a medalha Chico Mendes: um dos maiores prêmios socioambientais do Brasil pelos projetos de lei apresentados na Câmara Legislativa. Como parlamentar, atua ainda com pautas do século XXI. Sustentabilidade, qualidade de vida, economia criativa e cidadania digital estão ainda entre os temas do mandato, que pode ser acompanhado pelas postagens que faz diariamente nas redes sociais.

A atuação dele na internet, por sinal, foi elogiada pela BBC Brasil e é assunto recorrente de palestras. Por falar nisso, Israel participou como palestrante da Cúpula de Liderança Bett Latin America – Fórum de Desenvolvimento de Professores, encontro global da comunidade de tecnologia da comunicação em educação com a presença de especialistas e estrelas internacionais da área. Foi convidado pela relevância de suas aulas na internet, com grande número de acessos, e por apresentar um projeto inovador de ensino em Língua Portuguesa ao oferecer conteúdo no YouTube.