tamanho da fonte:
imprimir

Aulas de música para 500 mil estudantes da rede pública do DF

O projeto Sistema Nacional de Orquestras e Coros da Venezuela – ou El Sistema – inspirou iniciativa parecida e 500 mil estudantes da rede pública do DF terão aulas de música no contraturno escolar. Música = oportunidade! Tira crianças e jovens das ruas, oferece formação, maior tempo na escola, redução da violência e da exposição a drogas e álcool, e desenvolve a capacidade de concentração, disciplina e raciocínio lógico.

Estive na Venezuela em 2011 para conhecer o projeto e foi uma das coisas mais bonitas que já vi na vida! Lá o fim dos cursos, com até 7 anos de duração, não é a profissionalização em si (embora muitos sigam carreira), mas a transformação social.

É comum ver crianças e jovens andando pelas ruas, com seus instrumentos. 400 mil alunos participavam do projeto à época, o que incluía também os presídios. No feminino, conheci Verônica, uma brasileira presa na Venezuela por tráfico de drogas, 6 anos de reclusão. Saiu violoncelista com diploma de nível superior. Se fosse no Brasil, ela seria “ex-presidiária”.

Deixe seu comentário



(não será publicado)